Google
Josué 14:6-8 e Jr 11:6-16.

Introdução - 2 temas muito importantes: aliança e quebra de aliança. - algo que tem mudado o conceito de muitas pessoas  acerca de servir a Deus - de como introduzir nossa família a casa de Deus.
ALIANÇA PODE GERAR BENÇÃO E MALDIÇÃO - Aliança sempre trás um resultado. -Gera Pactos e Quebra de pactos (obediência e desobediência).  1) Deus faz um pacto com Moisés  - de tirar o seu povo da escravidão do Egito  - de aliviar as suas dores  - de oferece a eles uma condição humana, digna  - e dar ao seu povo uma terra que mana leite e mel. 2)Deus faz promessas  - Repartirá a terra. - Cada tribo receberá sua parte  - cada família terá seus direitos (14:3-4) =ali estava Calebe até então só ouvindo. = V.6 Calebe se acercaram a Josué e disse 3)Nunca desista de teus direitos.  - Calebe não desistiu das suas promessas (14:6 Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades Barnéia a respeito de ti e de mim)  - no tempo certo ele recebeu - mais demonstrou toda força como antes V.11 - o tempo de espera não o desanimou nem. - nem o desviou do seu objetivo (ele encontrava força para seguir e conquistar uma terra de gigantes). 4)Calebe só saiu com a benção de Josué - há muita gente se movendo sem a benção de Deus ou do homem de Deus - herança é coisa extremamente séria. - é patrimônio de sua família, das suas gerações futuras.
PACTO E QUEBRA DE PACTO. - Não há nada tão importante como os pactos com Deus. = ter a certeza de ser sustentado por Deus. = não há segurança igual a esta - Jeremias disse: O povo havia se esquecido de Deus dado as costas para Ele - quebrado os pactos - derrubado os altares = desprezando os valores espirituais. = ignorando a atuação Divina. - cultuando a outros deuses. = dinheiro. = posições. = prestígio. = fama. = interesses pessoais. = conveniências. - Deus se ira com o seu povo, aquele mesmo povo que ele havia chamado de oliveira frondosa e cheia de frutos (Vs 16) - agora Ele esta dizendo: que não adianta clamar e nem pedir porque Ele não vai: *atender *responder *as suas mãos estarão encolhidas. *seus olhos estarão fechados. *seus ouvidos estão tapados para o seu povo. *Deus fala em até cortar a figueira e lançar no fogo (destruição total de Deus). Vs16,17.
COMO SE QUEBRA UM PACTO COM DEUS? 1) O povo provocou a irá em Deus - destruindo os altares de Deus  - abolindo os cultos de adoração a Deus - mudando seus costumes  - o profeta Jeremias quer abençoar, mais Deus esta dizendo não abençoarei (Vs.14).  - Deus mostra para o profeta que o povo conspirava para matar a Jeremias (Vs18, 19). 2) Ignorando a aliança entre Deus e o seu povo(Vs 3).  - Quantas pessoas têm quebrado as alianças que Deus fez com os pais, avôs etc.  - A aliança de servir a Deus por fidelidade por compromisso, lealdade. - Caleb disse: Eu, porém, perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. 3) Não há promessa que subsista sobre desobediência.  - esta falando que as suas promessas não desviarão o furor a ira de Deus sobre a sua vida. - Quer dizer não adianta ter promessa!!  - Nós temos que andar no temor do Senhor = não adianta sacrificar = o castigo não se desviará de ti. - Nós temos que rever nossos conceitos = os ensinamentos que nossos pais nos deram = a formação que recebemos = sobre tudo deixar Deus reinar de verdade em nossas vidas. 4)Quebrar o pacto com Deus traz conseqüências.  = são os desastres em nossa vida  = em nossa família (Vs22 os jovens morrerão a espada não chegaram à idade adulta e os seus filhos e filhas morrerão de fome). - Você pode mudar ou evitar isso!!!  - Como?  - Guardando a aliança com o Senhor Deus - Entendendo que ainda hoje Deus tem homens de Deus que pode orar por você (Vs20).

Aliança do Senhor
Copyright © 2010 by "Pastor Alberto Resende de Oliveira"  ·  Todos os Direitos Reservados  ·  E-Mail: gabineteadvarzeal@hotmail.com
Designed by ROCCO
Site Oficial  Pastor Alberto Resende de Oliveira
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12